segunda-feira, 28 de maio de 2012


VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO TEM RESPONDIDO SEU CHAMADO DE DEUS?

PRESBÍTERO OSVALDO JEFFERSON

Sabe… muitas vezes clamamos e (re)clamamos a Deus que nos dê um ministério. Um espaço, em especial e especial, na igreja para atuarmos, mas poucas pessoas reconhecem que o nosso ministério começa em nosso lar, em nossa família. O(a) primeiro(a) discípulo(a) de uma pessoa é seu/sua companheiro(a) ou seus filhos, além disso, podemos ser especial sendo membro ou Pastor, cada um com o dom e a capacitação que Deus permitir. Podemos amar e ser amado sendo alguém que serve a Deus de coração, em Espírito e em verdade. Isso sim te faz especial. Esse é o caminho para descobrir o seu chamado.
Depois Jesus subiu à montanha, e chamou a si os que ele queria, e eles foram até ele. E constituiu Doze, para que ficassem com ele, para enviá-los a pregar, e para terem autoridade para expulsar os demônios. Ele instituiu, pois os Doze, e impôs a Simão o nome de Pedro; a Tiago, o filho de Zebedeu, e a João, o irmão de Tiago, impôs o nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão, depois André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, o filho de Alfeu, Tadeu, Simão o zelota, e Judas Iscariot, aquele que o entregou. (Mc 3:13-19)
Quer pregar? estude palavras. Quer louvar? Ouça música gospel, estude canto, analise letras. Quer tocar? estude seu instrumento e aprenda a tocar não somente para você, mas para que outros possam fazer isso junto com você. Quer dançar? veja DVDs com músicas evangélicas, coreografe para Deus, não para seduzir outra pessoa. Quer atuar? investigue e reflita as mensagens das peças teatrais com cunho bíblico e, com certeza, isso te aproximará de Deus. Independe do ministério é essencial: estudar a Palavra de Deus, orar, jejuar, amar o que se faz e seguir os exemplos de Cristo.
Às vezes não conseguimos descobrir nosso chamado na igreja, por isso Deus direciona nosso Pastor para criar oportunidades de descobrirmos nosso espaço ministerial. No entanto, há pessoas que compreendem e se encontram em poucos tempos, outros resistem e insistem em atuar em um ministério que não tem o chamado. Por que isso? Somos autosuficientes, imaturos ou incompreensíveis. É preciso entender que o chamado que tenho hoje não é o mesmo que terei daqui um ano, pois Deus é capaz de nos usar onde Ele desejar. Seja humilde, tenha um coração ensinável, seja servo, porque “se o Senhor se apaixonou por vocês e vos escolheu não é porque vocês são os mais numerosos dos povos da terra. Pelo contrário, sois o menor de todos os povos! Foi por amor a vocês e para manter a promessa…” (Dt 7,7-8a).
Na busca por nos fortalecermos em um ministério na igreja o que mais acontece é que na maioria das vezes questionamos a fidelidade e o compromisso de todos os irmãos, entretanto, não olhamos para nós mesmos e analisamos nosso perfil e como temos respondido o chamado que Deus nos deu. Ao invés de dizemos, o pastor ou líder escolheu fulano e não eu. É preciso orar e pedir a Deus para nos mostrar onde preciso ser tocado, no que preciso aprimorar. Antes de ser um bom exemplo de exercício ministerial, preciso ser um membro fiel que frequenta os cultos, participa de eventos e campanhas, ser dizimista e que zela pelo nome da igreja. E, consequentemente, o meu chamado irá se aflorar naturalmente.
Não podemos ser fracos pensando que não somos capazes quando um líder nos convocar, nem superiores, por exemplo, para dizer que não limparei o templo ou cuidarei do som, pois Deus molda nosso coração porque “[...] a promessa de Jesus é que aquele que for fiel no pouco, sobre o muito será colocado” (Mateus 25:23). Assim, se você não consegue chegar a tempo para uma reunião ou ensaio como confiarei que você estará pronto para subir no altar com honra e unidade de equipe.
Hipocrisia? Ironia ou falta de bom senso? Antes de queremos nos preocuparmos com o ministério dos nossos irmãos precisamos cuidar do nosso próprio ministério. Sermos líder de nós mesmos, respeitando os líderes que Deus colocou em nossa vida assim como temos nossos pastores.
Acredite, se você não responder ao ministério que Deus te entregou, Ele levantará outra pessoa que o fará.Ter um ministério não é ser estrela, nem carregar uma na testa. É ter uma responsabilidade sobrenatural sobre nossa vida e de todos aqueles que estão sobre sua guarda.
Julgar é pecado, mas muitos julgam. Reconhecer o erro é difícil, mas poucos assumem. Servir muitos querem, mas um pequeno grupo consegue. Ter um chamado todos temos, identificá-lo é um desafio, mas atender e servir com honra, respeito e sabedoria requer dedicação para vida inteira.

Pense se você está pronto para servir… para sentir a dor e delícia de um chamado de Deus para sua vida.

Pb. Jefferson - Athos & Vida - Goiânia- GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário